Astigmatismo e miopia são as deficiências oculares mais comuns entre a maioria das pessoas e, também, as mais conhecidas. No entanto, tem uma outra que muita gente desconhece e, por isso, não sabe identificar seus sintomas e não procuram prevenção ou tratamento. É a presbiopia, conhecida popularmente por vista cansada.
Conforme a diretora da Ótica Norberto, Daiane Velasquez, é uma condição natural associada ao envelhecimento, em que o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos.– Com a visão normal a imagem se forma na retina. No olho com presbiopia, ela é formada atrás da retina, provocando problemas de visão ao perto, como ver mal os objetos que estão perto. É uma disfunção de erro refrativo – diz a profissional.
CAUSASAs causas da presbiopia não são completamente definidas. Estudos mostram que a perda de elasticidade do cristalino está entre a causa mais provável para o problema. As mudanças na curvatura do cristalino, no contínuo crescimento e perda de força dos músculos ciliares também têm sido apontados como causas para a presbiopia.
veja mais matérias do caderno Bem-viver
SINTOMASOs sinais e sintomas da presbiopia estão ligados a fadiga ocular. A dificuldade em ver com pouca luz e em focar pequenos objetos ou letras pequenas são alguns deles. Geralmente, esses sintomas são notados pela primeira vez entre os 40 e 50 anos de idade. No entanto, podem acontecer numa idade mais precoce.– A capacidade de focar objetos próximos diminui ao longo da vida. Habitualmente, a dificuldade em ler letras pequenas, especialmente em condições de baixa luminosidade, é um dos primeiros sintomas da presbiopia. Nestes casos, o cansaço visual durante a leitura por longos períodos é frequente – explica Daiane.Outros sinais são manchas na visão de perto e visão turva momentaneamente quando existe transição entre as visões de perto e de longe.Os sintomas de presbiopia, assim como outras deficiências refrativas, são menos visíveis à luz do sol devido à ação natural da pupila que reduz seu diâmetro.
TRATAMENTOO tratamento para a presbiopia tem como função corrigir o erro refrativo de perto. A correção pode ser feita com óculos ou lentes de contato. Algumas lentes bifocais ou óculos progressivos visam corrigir de forma simultânea tanto a visão de perto quanto a de longe com a mesma lente.– Lentes multifocais digitais são as mais indicadas. Pessoas présbitas iniciam o uso de óculos só para perto, com visão simples. No entanto, o ideal é que já se acostumem com o multifocal desde o início do uso, a partir dos 40, 45 anos. Quanto mais tarde for o início da correção, mais difícil será a adaptação – afirma Daiane Velasquez.As lentes de contato também podem ser utilizadas para corrigir a perda de foco que aparece com a presbiopia. Também é possível efetuar tratamento cirúrgico.
FIQUE ATENTOOutros sintomas comuns da presbiopia são:
Síndrome do braço curto (quando a pessoa precisa se afastar de algo para conseguir ler ou enxergar)
Dificuldades no trabalho e queda da produtividade
Fadiga ocular
Visão borrada
Manchas de visão de perto
Dificuldade em enxergar com pouca luz
Dor ao redor dos olhos
Vermelhidão e lacrimejamento
Dores de cabeça
Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas
FATORES PREJUDICIAISAlguns fatores podem contribuir para o aparecimento da presbiopia. São eles:
Doenças oculares que resultem em lesões do cristalino, ou dos músculos ciliares;
Algumas doenças sistêmicas como diabetes mellitus (níveis elevados de glicose no sangue), esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, anemia, gripe, etc;
Doenças congênitas (causadas por má formação genética)Remédios ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, antiespasmódicos, anti-histamínicos e diuréticos)
Hipermetropia
Maus hábitos como má alimentação, tabagismo, excesso de bebida alcoólica e outros